Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Memória
Início do conteúdo da página

Memória

Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2019, 13h26 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 16h54 | Acessos: 58

Criação - Criado por meio da Resolução Nº 169, de 22 de junho de 1973  , o curso de Filosofia da UFPA completa 40 anos em 2013. A proposta de criação do curso é do filósofo Benedito Nunes, que reuniu outros professores que se dedicavam a estudos filosóficos para integrar o corpo docente da Faculdade. Muitos destes professores já ministravam a Disciplina "Introdução à Filosofia" para cursos das áreas afins.

Fazem parte do grupo pioneiro os professores Carlos Coimbra, Terezinha Gueiros, Armando Avellar, Hidelberto Bitar e José Carlos Castro. Posteriormente, vieram Haroldo Calado, Maria Elisa Guimarães, Minoru Matsumoto, Maria do Socorro Patello, Cleide Cichovyski, Salomão Azulay, Vicente Strasser, Bernardo Hoyos, Maria Neusa Monteiro, Angela Maroja, Pedro Pinho, José Edilson Ferreira e Egidio Salles Filho. O Curso de Filosofia foi criado através da Resolução Nº 169 de 22/06/1973 (CONSEP/UFPA.) e reconhecido pelo Decreto Nº 82.165/78 de 4/08/1978 da Presidência da República.

Em funcionamento desde 1974 e oferecido inicialmente sob a modalidade de Licenciatura, o curso de Filosofia teve seu currículo modificado até a criação da modalidade de Bacharelado, em 1982. Ambas as habilitações oferecem a mesma formação filosófica, em termos de conteúdo e de qualidade.

A Faculdade de Filosofia foi criada no dia 27 de maio de 2007, com a aprovação do novo regimento do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. No início, a faculdade era chamada de Departamento de Filosofia, que foi criado em 12 de agosto de 1988, pela Resolução Nº 1.661-CONSEP. Para as atividades acadêmicas, a Faculdade de Filosofia dispõe de um Laboratório de Ensino utilizado  nas atividades de extensão realizadas pela faculdade, como: colóquios temáticos, semanas de filosofia, encontros mensais, seminários temáticos e da graduação, cursos de extensão, formação de grupos de estudo, ciclos de palestras, mostra de vídeos, etc. 

40 anos - A Faculdade de Filosofia realizou em 2013 as  comemorações pelos 40 anos de criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Pará. A programação homenageou o filósofo Benedito Nunes, que liderou o grupo de professores que criou o curso. Durante a solenidade , ocorreu a Palestra “A criação do curso de Filosofia”, proferida pela professora Terezinha de Moraes Gueiros, ex-docente do curso e única mulher a integrar o grupo pioneiro de professores. 

Durante a programação foi  exibido um documentário “Mora na filosofia”, sobre a obra de Benedito Nunes. Em também a  Mesa-Redonda “O professor Benedito Nunes e sua obra vista de três perspectivas: filosófica, histórica e literária”, reunindo o filósofo Nelson José Souza Jr , o historiador Aldrin Figueiredo e a professora Lilia Silvestre Chaves, da Faculdade de Letras da UFPA.

Caminhos - De acordo com a professora Elizabeth Dias, diretora da Faculdade, além de homenagear o seu criador, a Semana Comemorativa também será uma oportunidade para conhecer e avaliar o curso. “Essa avaliação, de certa forma, é um balanço de como ocorreram as mudanças ao longo do tempo, as condições de oferta, o desenho curricular, o direcionamento das disciplinas , as exigências bibliográficas e os critérios de avaliação no Enade, onde estamos com nota 4. Esse é um momento também de alegria, de ver nosso esforço recompensado nos caminhos que a Filosofia tomou. O reconhecimento e a inserção nos currículos de ensino médio e fundamental. Mas é também um momento de reflexão, de pensar nos profissionais que estamos formando” disse.

Programação - A programação comemorativa teve  a apresentação de palestras proferidas por professores da Faculdade e de convidado externo. O professor Robson Ramos Reis, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, abordará “Indicações para uma hermenêutica da história e da natureza”; “Panorâmica do estudo da Filosofia antes da existência do curso”, pelo professor João Batista Moreira Filho; e “Curso de Filosofia :formação, conquistas e desafios”, pela professora Elizabeth de Assis Dias. 

O curso de Filosofia reformulou, recentemente, o projeto pedagógico que habilita profissionais para atuar no ensino da Filosofia nos níveis médio e fundamental. As atividades de pesquisa estão contempladas no curso de Mestrado em Filosofia, criado em 2010, como o primeiro na Região Norte.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página