Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 14h01 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 14h10 | Acessos: 144

O Curso pretende formar pesquisadores em Filosofia, dotados de uma consistente fundamentação teórico-filosófica, metodológica e científico-cultural para que exerçam de modo competente sua profissão. O Curso oferta a modalidade em Bacharelado em Filosofia a presencial. A Forma de ingresso se dá por meio de processo seletivo a cargo da Instituição. Quanto ao número de vagas, são 40 no total. O aluno deverá optar pela Licenciatura ou pelo Bacharelado no terceiro período letivo. E se, concluir a Licenciatura ou o Bacharelado no tempo previsto de quatro anos poderá retornar ao curso para integralizar as atividades que faltarem na outra modalidade, desde que seja respeitado o prazo máximo de integralização curricular previsto nas Resoluções dos cursos (6 anos). Quando a escolha por uma das modalidades não atingir o mínimo de 10 alunos, naquele ano letivo será ofertada apenas a modalidade que teve o maior número de opções.

O turno de funcionamento será integral, na forma de oferta paralela. O título conferido será de Bacharel em Filosofia. O curso terá duração de 4 anos. A Carga horária, para o Bacharelado será de 2.444h. O período letivo é extensivo/presencial. O curso será ofertado na modalidade presencial e funcionará, predominante, no segundo e no quarto períodos letivos sendo, portanto, de natureza extensiva. O Regime acadêmico de matrícula será seriado semestral (conforme o Regulamento de Ensino da Graduação no âmbito da UFPA, Resolução 3.633/2008 CONSEPE, Art. 12, inciso I) O curso será ofertado em regime acadêmico seriado semestral. Este regime caracteriza-se pela matricula, em cada período letivo, em um conjunto de atividades curriculares (blocos de disciplinas) definidos neste Projeto pedagógico.

O curso de Filosofia foi criado em 1973 através da Resolução N.º 169 de 22/06/1973 (CONSEP/UFPA) e reconhecido pelo Decreto N.º 82.165/78 de 24/08/1978 da Presidência da República. A Resolução nº. 3.552, de 02 /08/ 2007 do CONSEP/UFPA, homologou o 12 Parecer nº 112/06-CPPG, que aprovou os Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Filosofia que estão em vigor .

Fim do conteúdo da página