Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > XXIV Congresso da SBEC e o III Seminário dos Grupos de Pesquisa da SBEC ocorrem de 25 a 29 de setembro
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 14h13
  • Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 14h15

Sob o tema “Antiguidade(s): transposições e vertentes”, a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) realiza, pela primeira vez na Região Norte do país, o XXIV Congresso da SBEC e o III Seminário dos Grupos de Pesquisa da SBEC. Os eventos ocorrem no período de 25 a 29 de setembro, na Universidade Federal do Pará, com o intuito de gerar um diálogo proveitoso acerca das questões relacionadas à área dos Estudos Clássicos em todo o mundo. Podem participar associados e não associados à SBEC, com inscrições realizadas de forma on-line, no site oficial do evento.

Este será o primeiro evento presencial realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos após a pandemia da covid-19. De acordo com a professora Jovelina Ramos, presidente da SBEC, a sociedade busca, nesta realização, mostrar o quanto a pesquisa sobre a antiguidade clássica é vibrante e crucial, como campo de estudo e trabalho, justamente pela diversidade de discursos que compõem o escopo dos Estudos Clássicos.

“Um dos objetivos principais do evento é difundir os Estudos Clássicos e preparar a integração regional de pesquisadores e interessados na área, especialmente aos mais jovens, após um longo período de atividades virtuais, devido à pandemia. Além disso, realizar o XXIV Congresso da SBEC na Amazônia representa a intenção de conscientizar os gestores das universidades da região acerca da necessidade de ampliar a estrutura curricular de cursos das áreas das Humanidades, Letras e Arte, com disciplinas direcionadas para a área de Estudos de Culturas da(s) Antiguidade(s), e mais especificamente, as de Estudos Clássicos,além de dialogar com a contemporaneidade”, detalha Jovelina Ramos.

A programação vai contar com a realização de mesas-redondas, mesas de grupos de pesquisas, minicursos, sessões de comunicações, pôsteres e atividades culturais, que terão as presenças de pesquisadores nacionais e internacionais de diversas áreas dos Estudos Clássicos, como Arqueologia Clássica, Estudos da Recepção, Filosofia Antiga, História Antiga, Letras Clássicas (grego e latim), Linguística Clássica, para enriquecer o debate do tema central do evento deste ano, compartilhando novas perspectivas de pesquisas e possibilitando o estreitamento dos laços para futuras cooperações.

Para Jovelina Ramos, a temática escolhida para este ano, além de ser atual, possibilita pensar o contexto teórico das noções de “transposição” e “vertente” aliadas à realidade amazônica. “Pensar o progresso da região só é possível quando se respeita a sua área geográfica e populacional, sem promover a destruição de suas múltiplas vertentes, por isso propor novas vertentes de pesquisas nas áreas de Estudos Clássicos não significa abandonar as antigas interpretações, mas transpô-las e avaliá-las, a partir de um novo referencial crítico”, explica a professora.

Submissão de trabalhos - Interessadas(os) em apresentar trabalhos podem submetê-los até o dia 14 de julho, com pagamentos diferenciados de acordo com a categoria das(os) autores: docente sócio e docente não sócio, pós-graduando sócio e pós-graduando não sócio, recém-graduado sócio e recém-graduado não sócio, graduando sócio e graduando não sócio. Estão abertas as inscrições para lançamentos de livros, mesas coordenadas dos grupos de pesquisa filiados à SBEC (apenas para membros dos grupos); comunicação oral (docentes, pós-graduandos, graduados) e posters (graduandos). Todos os trabalhos devem estar relacionados à cultura da(s) Antiguidade(s), em especial à Cultura Clássica.

Minicursos - Nesta edição, das 50 vagas dos minicursos ofertados, 20 serão direcionadas para estudantes de graduação e/ou pós-graduação da UFPA, que devem se inscrever pelo site do evento, gratuitamente, com a exigência de anexar o comprovante de matrícula e justificar o interesse no minicurso escolhido. No caso de sobra de vagas, os minicursos serão abertos para a comunidade em geral. O período de inscrição como aluno de minicursos vai de 3 de julho a 31 de agosto.

Serviço:

XXIV Congresso da SBEC e III Seminário dos Grupos de Pesquisa da SBEC

Data: 25 a 29 de setembro de 2023.

Inscrições: Com submissão, até14 de julho e, para minicursos, até 31 de agosto.

Local: Universidade Federal do Pará, Rua Augusto Corrêa, 01. Bairro do Guamá, Belém

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA