Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > III Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos. De 5 a 7 de dezembro

III Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos. De 5 a 7 de dezembro

• Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 12h48
  • Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2022, 17h15

De 5 a 7 de dezembro, o Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção (Poiesis)  vai realizar o III Colóquio   Internacional  Atualidade dos Clássicos (CIAC). O evento ocorrerá na modalidade híbrida, com atividades presenciais no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,  das 8h às 12h30, e com a programação virtual transmitida  peloCanal do POIESIS no YouTube, entre  18h30 e 20h.

Realizado desde o ano de 2018, a cada dois anos,  o evento  reunirá pesquisadores de Estudos Clássicos, destacando-se as áreas de Filosofia Antiga, Letras Clássicas e História Antiga/Arqueologia Clássica. E, para esta terceira edição,  o Poiesis   retoma antigas parcerias com os professores Jacyntho Brandão e Maria Cecília Coelho, da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG); Orlando Araújo, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Rogério de Campos, da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA).

“Para ampliar o rol de participantes, novas parcerias foram agregadas,  entre elas,  Cesar de Alencar, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Emiliano Buis, UBA/CONICET/AADEC; Fábio Vergara e Francisco Marshall, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Gisele Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Julia Avellar, da Universidade Federal de Uberlandia (UFU); Martha Irigoyen, da Universidade Nacional Autonôma  do México (UNAM); Rafael Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Vivianne Moreira, da Universidade  Federal do Paraná (UFPR)”, destaca a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Poiesis.

O evento não terá inscrições antecipadas para participação de ouvintes, mas será passada lista de presença na modalidade presencial e formulário de presença para aqueles que participarem virtualmente.

Programação - O colóquio iniciará presencialmente, na manhã do dia 5, com a Conferência “A política da vertigem, o antropoceno e os textos antigos’, proferida pelo professor Marco Formisano.  Na ocasião, terá início o minicurso “Uma outra história dos estudos clássicos''. A programação também contempla mesas presenciais e virtuais, mostra de pesquisas de graduandos e pós-graduandos, além de lançamentos de livros.

“Sendo o Poiesis um grupo de Filosofia Antiga que recepciona áreas afins, convidamos pesquisadores com formação na área de Estudos Clássicos, para marcar a diversidade de abordagens, envolvendo a atualidade dos clássicos. A proposta de realização dessa   versão do evento se deu por meio de contato com o professor de Literatura Latina Marco Formisano, da Ghent University (Bélgica), que participou da versão virtual do II CIAC e se propôs  a vir à UFPA ministrar uma conferência”, conta a professora Jovelina Ramos.

Para acompanhar a programação completa e ter mais informações sobre o evento e os convidados, acesse a página do evento.

Serviço:

III Colóquio   Internacional   Atualidade dos Clássicos

Data: 5 a 7 de dezembro de 2022.

Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,  das 8h às 12h30, e no Canal do POIESIS no YouTube, das 18h30 às 20h.

Saiba mais sobre a programação aqui.

Texto e imagem: Assessoria IFCH/UFPA

registrado em: