Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Edital PIBEX 2020 FAFIL/EAUFPA - Projeto “Quem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura”
Últimas notícias

• Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 13h56
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 14h05

A Faculdade de Filosofia da UFPA  lançou edital de chamada  de alunos para participarem do  Projeto de Extensão  "Quem quer ler? Itinerários para a formação de clubes de leitura e leitor". O projeto será desenvolvido em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA.

A iniciativa é voltada primeiramente  para os estudantes da graduação e pós-graduação do Curso de Filosofia, incluindo também os do Parfor. Mas também poderá abrigar  estudantes de outras áreas.  As inscrições podem ser feitas no período de 25 de setembro a 02 de outubro. A atividade poderá ser contabilizada como carga horária para os alunos graduandos de Filosofia.

Clube de Leitura - O projeto "Quem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura' surgiu  em 2019 com a  proposta de criar o Clube de Leitura da Escola de Aplicação da UFPA. Com o Clube consolidado , o projeto pretende ter seu alcance estendido com a criação de novos núcleos de clubes de leituras em conjunto com as faculdades   de modo a fomentar o exercício da leitura e a criação de espaços a ela dedicado.

"Neste ano com a aprovação do projeto pelo edital PIBEX 2020 e sob essa nova perspectiva , foi firmada a  parceria com a Faculdade de Filosofia  para a formação do primeiro Clube de Leitura da Fafil. O espaço pretende ser mais uma forma de diálogo entre leitores (as), debate, reflexão, diversidade e trocas de ideias, atividades que fundamentam a razão de ser da Fafil" explica a professora  Aline Brasiliense dos Santos, que divide a coordenação do projeto com a professora Vergas Vitória ,ambas pertencentes ao quadro docente da Escola de Aplicação.

Clube da  Fafil - O projeto "Quem quer ler? Itinerários para a formação de um público leitor através de clubes de leitura , já em curso, cumprirá a etapa de criação do Clube de leitura da FAFIL em outubro de 2020,  quando será composto o primeiro núcleo do clube que deverá eleger leituras mensais , bem como o nome que deverá carregar o novo clube . Todos os encontros  (mensais) serão realizados de forma remota, por questões de segurança, dado o contexto atual da pandemia.

Participantes - O clube de leitura ocorre com a presença de uma média de 30 pessoas. 15 destes constituem o núcleo fixo do clube  eleito por edital, sendo o enfoque para alunos de graduação em filosofia, aos quais são reservados 10 vagas. As cinco vagas do edital contemplarão o seguinte público: Pós-graduandos em Filosofia da UFPA; egresso do Parfor-Filosofia UFPA; egresso que exerça atividade de docência no ensino básico e graduando externo à UFPA ou da UFPA de área diversa à filosofia. As 15 vagas rotativas, independem de edital e são dirigidas, sobretudos, a graduandos de filosofia ou área diversa. "As vagas rotativas são estabelecidas visando a ampla acessibilidade e disseminação do exercício de leitura, bem como a  garantia de alcance a um público variado" complementa a professora Aline

O Edital está publicado no site da Fafil  Acesse AQUI

registrado em: